segunda-feira, 13 de junho de 2011

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - O Sétimo Sentido

Libras é a sigla pronunciada nacionalmente para Língua Brasileira de Sinais difundida pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS). Língua de Sinais é a língua natural, materna, primeira língua dos surdos e é usada pela maioria deles no Brasil. A força da Língua Brasileira de Sinais, suas características e componentes fazem dela um poderoso instrumento linguístico que permite ao individuo surdo ser amplamente beneficiado com todo o conhecimento humano, inclusive com a aquisição de uma segunda língua, mesmo sendo ela oral ou escrita. Ao contrário do que muitos imaginam a Língua de Sinais não se constitui simplesmente de mímicas e gestos soltos, utilizados pelo surdo para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas gramaticais próprias, contendo particularidades idiomáticas e variações regionais, que se assemelham ao sotaque ou às gírias da língua portuguesa, que são próprias de cada região no Brasil. Em cada país do mundo é falada uma língua de sinais diferentes.
A LIBRAS é um idioma gestual-visual focado, principalmente, na memória fotográfica, na construção de imagens no cérebro e no relacionamento entre si desses elementos visuais. Sem sombra de dúvida, um bom aspecto que fortalece o relacionamento humano é a boa e clara comunicação. Problemas, divergências, mal-entendidos sempre podem ser resolvidos por meio de diálogo. No caso dos surdos, isso se torna um verdadeiro desafio, não por culpa deles, mas, quase sempre, por ainda desconhecerem o seu próprio idioma – a Libras.
O endereço http://www.acessobrasil.org.br/libras/ disponibiliza aos   que queiram enredar nos caminhos do mundo do surdo o Dicionário da Língua Brasileira de Sinais, com informações e vídeos bastante substanciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário