Libras  é a sigla pronunciada nacionalmente para Língua Brasileira de Sinais  difundida pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos  (FENEIS). Língua de Sinais é a língua natural, materna, primeira língua  dos surdos e é usada pela maioria deles no Brasil. A força da Língua  Brasileira de Sinais, suas características e componentes fazem dela um  poderoso instrumento linguístico que permite ao individuo surdo ser  amplamente beneficiado com todo o conhecimento humano, inclusive com a  aquisição de uma segunda língua, mesmo sendo ela oral ou escrita. Ao  contrário do que muitos imaginam a Língua de Sinais não se constitui  simplesmente de mímicas e gestos soltos, utilizados pelo surdo para  facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas gramaticais  próprias, contendo particularidades idiomáticas e variações regionais,  que se assemelham ao sotaque ou às gírias da língua portuguesa, que são  próprias de cada região no Brasil. Em cada país do mundo é falada uma língua de sinais diferentes.
A  LIBRAS é um idioma gestual-visual focado, principalmente, na memória  fotográfica, na construção de imagens no cérebro e no relacionamento  entre si desses elementos visuais. Sem sombra de dúvida, um bom aspecto  que fortalece o relacionamento humano é a boa e clara comunicação.  Problemas, divergências, mal-entendidos sempre podem ser resolvidos por  meio de diálogo. No caso dos surdos, isso se torna um verdadeiro  desafio, não por culpa deles, mas, quase sempre, por ainda desconhecerem  o seu próprio idioma – a Libras.
O endereço http://www.acessobrasil.org.br/libras/ disponibiliza  aos   que queiram enredar nos caminhos do mundo do surdo o Dicionário  da Língua Brasileira de Sinais, com informações e vídeos bastante  substanciais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário