segunda-feira, 13 de junho de 2011

Que é o IPAESE?



O Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe – IPAESE, primeira escola especializada em ensino especial no Estado de Sergipe, foi fundado em 21 de dezembro de 2000, por um grupo de pais de surdos e tem a missão de ser um agente provocador de mudanças na sociedade, quebrando preconceitos e buscando ferramentas para resgatar a cidadania do sujeito surdo. O IPAESE é uma instituição reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal, através da Lei nº 3.125, de 15 de outubro de 2003, da Lei nº 4.796, de 5 de maio de 2003, e da Portaria nº 1.381, de 7 de agosto de 2007, respectivamente.
O Instituto promove a inclusão social do surdo através da educação bilíngue – Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e Língua Portuguesa – ofertadas do ensino infantil ao médio.
No final do ano de 2006 o IPAESE concorreu e foi selecionado no Processo de Seleção Pública do Programa Petrobrás Fome Zero com a apresentação do Projeto Surdo SIM – Sustentabilidade e Integração ao Mundo. Com este apoio expandiu seu atendimento oferecendo a educação em tempo integral. O IPAESE, enquanto escola especializada, compromete-se a alcançar o maior número possível de alunos surdos, incluindo-os na sociedade através da formação educacional regular e/ou do mercado de trabalho, garantindo a eles o respeito aos direitos enquanto cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário